FINADA ISABEL

Ano de 1901. Nascia, na cidade de Guaraciaba do Norte-Ceará, Isabel, que, anos mais tarde se tornaria finada Isabel, símbolo de fé da população de sua cidade natal e de outras vizinhas.
Tudo isso devido à sua morte que aconteceu de forma trágica 28 anos depois. O simples fato de cortar o cabelo desencadeou o ciúme doentio de seu marido que a matou covardemente e a jogou do precipício do alto da Serra da Ibiapaba, a 18 km de Reriutaba.
Hoje, décadas depois de sua morte, vemos muita devoção a essa mulher onde lhe são atribuídas diversas graças alcançadas. Muitas gente em Reriutaba costuma se dirirgir a ela em momentos difíceis pedindo proteção. E várias são as formas de agradecimento: as pessoas costumam fazer caminhada até o local onde ela morreu, mandam celebrar missas, dão nome dela as filhas, como é o caso de Télia Bandeira Vale, nascida em Reriutaba, que tem uma filha com o nome de Isabel devido a uma graça alcançada no momento de um acidente quando estava grávida.
A título de reconhecimento foi construída uma capela em sua homenagem no local onde seu corpo foi jogado. Atualmente, você vê no local um número imenso de objetos relacionados às graças alcançadas mostrando assim a grande devoção e fé de todas as pessoas que conhecem essa história.
 

Clique na imagem para ampliar
.
     
     
     
     
  Galeria de fotos